Da esq. para a dir.: Maurício Jordão, gerente sênior de Relações Públicas da Hyundai Motor Américas Central e do Sul; Lincoln Oliveira, CEO da Vicar; Federico Punteri, presidente da TCR South America; Damián Fineschi, diretor da Hyundai MSA; e Diego Ciantini, piloto oficial da Hyundai MSA.
São Paulo, 15 de dezembro de 2025 – O TCR South America terá uma nova e competitiva equipe de corridas na próxima temporada. A Hyundai MSA foi anunciada oficialmente na última corrida de 2025 e contará com quatro carros Hyundai Elantra N TCR nas disputas de 2026, o que já a posiciona como uma das maiores equipes do grid. O primeiro piloto confirmado é o argentino Diego Ciantini, com histórico vencedor em provas na Europa e na América do Sul. Os três pilotos restantes serão anunciados em breve.
A Hyundai MSA está sendo criada a partir da equipe argentina PMO Racing e herda toda a experiência do time, que construiu um sólido histórico de vitórias e títulos no TCR South America, tendo conquistado o título por equipes em 2024. Eles competirão em parceria com a Hyundai Motorsport, ostentando as cores da marca Hyundai N pela primeira vez em uma temporada completa do TCR South America.
A Hyundai N é líder entre os fabricantes na categoria Turismo. Desde a época do i30 N TCR, que precedeu o Elantra N TCR, a Hyundai N tem assegurado importantes conquistas dentro do FIA WTCR, como os títulos de 2018 e 2019 e, na sequência, mais três campeonatos em 2022, 2023 e 2024, no FIA TCR World Tour. Além disso, a Hyundai N tem dominado as 24 Horas de Nürburgring ao vencer a classe TCR por cinco anos consecutivos, de 2021 a 2025, o que demonstra seu mais alto nível de desempenho e durabilidade.
“Estamos muito felizes em anunciar a inédita participação da Hyundai no TCR South America. Estar nessa competição de maneira ativa e vibrante é fundamental para promover os atributos esportivos mais que consolidados dos veículos da Hyundai em nossa região. O TCR South America é uma competição de alto desempenho empolgante e estamos muito confiantes de que os veículos Hyundai e os talentosos pilotos da equipe vão confirmar aqui a recente e impressionante herança da nossa marca no automobilismo mundial”, diz Gerardo Carmona, vice-presidente de Vendas, Produto e Marketing da Hyundai Motor Central & South America.
Para a Hyundai, o TCR South America é a plataforma perfeita para reunir fãs de automobilismo da região, conectando a marca aos clientes e ao público apaixonado. Com corridas no Brasil, Argentina e Uruguai, a nova equipe de automobilismo Hyundai permitirá ações dedicadas de marca nos três mercados onde a Hyundai tem forte presença, além de uma demonstração poderosa das qualidades competitivas dos veículos da linha Hyundai N.
O Hyundai Elantra N TCR foi desenvolvido pela divisão Hyundai Motorsport e possui um motor turbo de 2.0 litros que produz 350 cv e 45 kgfm de torque, oferecendo uma relação de 3,6kg/cv. Também vem com uma asa traseira ajustável de fibra de carbono projetada pela Hyundai, chamada Carbon Swan Neck Spoiler, discos de freio dianteiros ventilados de 380mm com pinças de seis pistões da marca Hyundai Motorsport e rodas aerodinâmicas de 10×18 polegadas, também projetadas pela Hyundai Motorsport.
“É um privilégio fazer parte de um projeto dessa magnitude, trabalhando ao lado de uma marca como a Hyundai, cujo compromisso global com o automobilismo é inquestionável. Onde quer que compitam, são protagonistas e, naturalmente, esse também é nosso principal objetivo como equipe. Depois de conquistar dois campeonatos nos últimos quatro anos, a temporada 2026 vai exigir, mais uma vez, excelência de nós”, comenta Damián Fineschi, diretor da Hyundai MSA.
“Para mim, é um enorme prazer representar a Hyundai no TCR South America, um fabricante de grande relevância no automobilismo mundial. Será um grande desafio fazer parte de uma categoria que reúne pilotos de altíssimo nível. Junto com a Hyundai MSA, espero realizar uma temporada forte, e será uma honra para mim representar a Hyundai e trabalhar ao lado de Damián Fineschi e de toda a equipe”, afirma Diego Ciantini, o primeiro piloto confirmado para competir pela Hyundai MSA em 2026.
A nova equipe Hyundai MSA ficará baseada na Argentina e dedicará os próximos meses para os preparativos para o início da temporada 2026, que está programada para começar em março. Os quatro novos carros Elantra N TCR estão sendo produzidos na Itália e devem chegar à sede da equipe no início do próximo ano. Um período de treinamento será realizado logo após a confirmação dos outros três pilotos.
“É uma honra e uma alegria receber a Hyundai em nossa categoria, uma marca envolvida no automobilismo em todo mundo. Para nós, é fundamental contar com a presença oficial das montadoras, o que nos compromete a seguir trabalhando pelo crescimento e desenvolvimento do TCR South America em toda a região”, afirma Federico Punteri, Presidente do TCR South America.
O conceito TCR foi introduzido em 2015 e revolucionou as corridas de carros de turismo no cenário internacional, sendo aprovado por diversos campeonatos e séries ao redor do mundo e tornando-se a plataforma perfeita para programas de “Customer Racing”. Na América do Sul, a competição foi lançada em 2021 e apresenta atualmente um calendário de 10 etapas na região: quatro na Argentina, quatro no Brasil e duas no Uruguai.



